terça-feira, 18 de junho de 2013

DICAS PARA BORDAR PEDRARIA

DICAS PARA BORDAR PEDRARIA


                                                             TRANSFERINDO O RISCO PARA A PEÇA
Para transferir o risco para a peça de tecido, use sempre carbono de costura na cor amarela (existe vermelho e azul - podem manchar sua peça), coloque o carbono sobre a peça e o desenho em cima do carbono (se quiser prenda com alfinetes), use um lápis de escrever e passe sobre o risco pressionando - se for reutilizar o risco, coloque um plástico transparente em cima do risco, antes de passar o lápis sobre o risco - isso evita que o risco estrague.
Depois que o risco já está na peça - para evitar que o risco desapareça com o manuseio durante a realização do bordado e fique muito difícil visualizar o risco - nas peças de cor clara passe o lápis de escrever (grafite) no tecido fazendo o contorno do risco e nas peças de cor escura use lápis de maquiagem - aqueles de contorno de boca - assim você terá uma ótima visão do risco e não vai estragar sua peça, pois desaparecem depois de pronto o bordado.

MATERIAIS PARA BORDAR

Para bordar pedrarias você poder usar vidrilhos, canutilhos, miçangões, miçanguinhas, chatons de todos os formatos, cristais, pérolas redondas e em formato de gota, contas, arroizinhos, paetês (que tem um formato liso), lantejoulas (são abauladas) e tudo que sua imaginação permitir.
Quanto à linha todos estes bordados que estão no meu blog foram feitos com linha de costura comum dessas de algodão, eu não uso cola para bordar roupas, pois geralmente as pedras se soltam quando são lavadas, em razão disso eu só uso linha de costura.
Utilizar a cola para pedrarias apenas quando for bordar bolsas, quando a bolsa já esta pronta - pois teria que retirar o forro da bolsa para costurar o bordado e isso certamente estragaria sua bolsa, em razão disso nas bolsas compradas prontas utilize cola para pedrarias, se for fazer a bolsa antes de colocar o forro borde normalmente usando linha.
Além da linha de costura de algodão existe também linha invisível para bordar que é aquela de nylon (cuidado na hora de passar), a linha tem que ser sempre da cor do tecido e não das pedras que serão usadas para bordar.
Agulha para costura tamanho 12 ou 09 (são fininhas).
Quando for comprar chatons, observe se possui furos dos dois lados para costura, pois existem chatons sem furos que são para colagem, geralmente uso chatons nos miolos de flor, para fazer olhos, etc.

BORDANDO A PEÇA

Primeiro coloque um pedaço de linha na agulha de tamanho médio - não pode ser muito grande porque se não tiver prática a linha pode enrolar e dar um nó quando estiver bordando – dê três nós no final da linha de forma que fique um fio duplo na agulha, sempre trabalhe com fio duplo na agulha, pois assim as pedras ficam mais firmes no tecido, para arrematar o trabalho de costura dê sempre três nós.
Bom agora vamos descobrir o meu segredo, se observarem meus trabalhos, vão ver que quase todos os bordados possuem três carreiras de pedras, ou cinco, sempre em número ímpar, primeiro faça uma carreira de bordado em cima do risco, depois é só passar uma carreira de cada lado, fica perfeito, o primeiro dragão que bordei fiz com o ponto alinhavo ou salpicado, usei miçanguinhas e costurei uma a uma, nos outros trabalhos que estão no blog usei o chamado ponto reto, costuro as pedras (vidrilhos e miçanguinhas) de quatro em quatro. A maioria dos bordados foi feito em ponto reto e ponto alinhavo.

Quanto às cores usadas nas peças e o material aí vai da criatividade e do gosto de cada um, tudo que é feito com pedrarias fica muito bonito, mas observe que os vestidos de festa e as roupas de festa em geral são sempre bordados com pedrarias da mesma cor do tecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

︀⛄

Sejam Bem Vindos Visitantes!